Skip to main content

Matemática

Bacharelado e Licenciatura em Matemática
A Profissão:
A Matemática está hoje em praticamente em todas as áreas do conhecimento humano, que vai desde a prospecção e extração de petróleo, desenvolvimento de tecnologias de vanguarda, aplicações nas ciências sociais, da saúde e meio ambiente, a pesquisas de novas alternativas na busca da cura para o câncer. Portanto, as áreas de atuação e as oportunidades para o bacharel em Matemática são imensas. Paralelamente, o licenciado em Matemática acompanha a evolução das ciências pedagógicas e da Matemática a fim de desenvolver modernas estratégias de ensino que favoreçam a criatividade, a autonomia e a flexibilidade do pensamento matemático.
O Bacharel em Matemática pode atuar principalmente como pesquisador e professor de ensino superior. Pode também desenvolver pesquisas em Matemática ou em áreas afins, contribuindo de forma original para o avanço da matemática pura ou aplicada, interagindo com equipes multidisciplinares de engenheiros, físicos, economistas, biólogos e outros profissionais.
O licenciado em Matemática atua na formação do cidadão capacitando-o a compreender e transformar a realidade social, cultural, econômica e política brasileira, transmitindo adequadamente aos alunos do Ensino Básico conceitos de matemática, habilitando-os para o raciocínio lógico e ágil, fazendo da escola um espaço de criação e reflexão, onde novos conhecimentos são gerados e modificados continuamente, contribuindo para a realização de projetos coletivos.
 
O Curso:
O Curso de Graduação em Matemática da UFU existe desde 1972 e vem se caracterizando por um nível de excelência que o coloca entre os melhores do país. Possui duas modalidades, Licenciatura e Bacharelado, é gratuito, oferecido em único turno, sempre pela manhã ou sempre à tarde. Alunos com bom rendimento escolar têm possibilidade de obter bolsas de estudos em diversos projetos institucionais e de iniciação científica. Os currículos são estruturados de modo que o aluno desenvolva sua capacidade de expressar-se escrita e oralmente com clareza e precisão e seja capaz de utilizar novas idéias e tecnologias na análise de uma situação-problema, através do rigor lógico-científico, estabelecendo relações entre a Matemática e outras áreas do conhecimento. Possibilita ao egresso participar de programas de formação continuada, realizar estudos de pós-graduação, trabalhar na interface da Matemática com outros campos de saber. O curso oferece uma formação abrangente, necessária ao entendimento do impacto das soluções encontradas num contexto global e social, proporciona uma sólida formação de Matemática, preparando os educandos para enfrentar os desafios das rápidas transformações da sociedade, do mercado de trabalho e das condições do exercício profissional.
O Curso conta com corpo docente altamente qualificado de pesquisadores em diversas áreas do conhecimento, possui um amplo laboratório de cálculo numérico e simbólico, com capacidade de treinamento para até 30 alunos, operando em máquinas individuais simultaneamente e um laboratório de matemática com capacidade para 25 alunos, equipado com uma grande variedade de softwares educativos e jogos matemáticos. Possui também um ambiente equipado para videoconferências e salas aulas com equipamentos audiovisuais e de projeção que permitem a utilização de recursos de informática no processo de ensino e aprendizagem.
  

 Video de apresentação do Curso de Matemática

 Video Resumido

  

 Endereço para Correspondência:

Coordenação do Curso de Bacharelado e Licenciatura em Matemática
Campus Santa Mônica - Bloco 1F - Sala 1F156
Av. João Naves de Avila - 2121 - CP 593
Uberlândia - MG - CEP 38.408-100
Horário de atendimento - 07h00 ás 13h00

Secretaria do Curso de Bacharelado e Licenciatura em Matemática:

Secretário: Fabrício Vieira dos Santos
E-mail: cocma@famat.ufu.br
Telefone: 34 3239 - 4115 ou 4451
 
Coordenação do Curso de Bacharelado e Licenciatura em Matemática:

http://www.famat.ufu.br/graduacao/matematica
cocma@famat.ufu.br
34 3239-9454