Colegiado

por Portal FAMAT
Publicado: 08/10/2019 - 00:00
Última modificação: 09/12/2022 - 11:30

O colegiado do curso de Licenciatura em Matemática a distância está regulamentado/institucionalizado conforme as orientações do Regimento Interno da Faculdade de Matemática.

Compõem o colegiado, o coordenador de curso e quatro representantes do corpo docente da FAMAT, eleitos pelos seus pares, na forma que dispõe o Regimento Interno da Faculdade de Matemática.

O colegiado funciona com a presença da maioria absoluta de seus membros, ou seja, com a metade mais um dos membros do colegiado, ressalvados os casos de quórum especial. As sessões das reuniões ordinárias e extraordinárias tem duração máxima de duas horas, podendo ser prorrogadas por mais uma hora, mediante aprovação da maioria simples do plenário. As decisões são registradas em ata e encaminhadas para a coordenação de curso. As reuniões ordinárias possuem periodicidade mensal.

O colegiado tem as atribuições, que tem por finalidade a constante avaliação do curso. São elas:

• verificação dos planos de ensino encaminhados ao colegiado do curso sobre sua adequação às normas da graduação da Universidade Federal de Uberlândia;
  • zelar pelo cumprimento das Diretrizes Curriculares Nacionais do curso, em sintonia com as atribuições e competências do colegiado do curso;
  • acompanhar e avaliar o desenvolvimento do Projeto Pedagógico do curso, propondo adequações que se apresentem necessárias à sua integral consecução;
  • zelar pela integração curricular interdisciplinar entre as diferentes atividades de ensino constantes no currículo;
  • propor sugestões alternativas, tanto teóricas quanto metodológicas, que promovam a inovação pedagógica e a melhoria do processo ensino-aprendizagem, para ampla discussão junto aos docentes do curso sobre a efetiva execução das atividades;
  • propor ações de acompanhamento dos estudantes do curso no desempenho de suas atividades acadêmicas e orientá-los quanto às suas dificuldades por meio de webconferências, vídeo aulas e fóruns;
  • estabelecer parâmetros de resultados a serem almejados pelo curso nos diversos instrumentos de avaliação interna e externa, Comissão Própria de Avaliação Institucional (CPA) e similares.
Representante Docente: Ana Cláudia Molina Zaqueu Xavier
Representante Docente: Juliano Gonçalves Oler