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Curso de Licenciatura em Matemática a distância

COMTEAD
por Portal FAMAT
Publicado: 08/10/2019 - 00:00
Última modificação: 01/11/2022 - 11:39
Sobre o curso: 

O curso de Licenciatura em Matemática a distância é direcionado aos professores que lecionam Matemática na Educação Básica na rede pública e que não concluíram um curso superior, tendo como objetivo principal viabilizar a habilitação desse profissional por meio de uma formação na perspectiva da Educação Matemática, buscando contemplar as múltiplas relações entre ensino, aprendizagem e conhecimento matemático.

O que se pretende é consolidar a formação na área da Matemática por meio do desenvolvimento de habilidades e competências tais como o raciocínio lógico, a postura crítica e a capacidade de resolver problemas, que contribuem para o professor ser um profissional capaz de atuar na Educação Básica da rede pública por meio do exercício crítico e autônomo de sua prática docente e a consequente reflexão e intervenção sobre essa prática.

Metodologia:

O estudo a distância é realizado pelo estudante por meio de leituras individuais; da participação nas web conferências; na interação em fóruns e chats; pela realização de atividades, individuais e coletivas, além do ambiente virtual de aprendizagem sempre com apoio e o acompanhamento de forma direta e mais constante dos Tutores.

No desenvolvimento do curso, são realizados encontros presenciais, aos sábados e/ou domingos, previamente agendados nos Pólos, com a finalidade de mobilizar os conhecimentos adquiridos pelos estudantes em determinado período de estudos, com a possibilidade de realização de atividades diversificadas. Atualmente, são ofertadas vagas para os Polos de Bicas - MGBuritis - MG, Coromandel - MG, Primavera do Leste - MT e Urucuia - MG.

O curso foi programado para que os discentes possam cursar as disciplinas de maneira agradável, lógica e eficiente, levando-os a construção de um conhecimento que seja pleno, sólido, capaz de ser mobilizado ao longo da vida profissional do estudante. Com este intuito, este curso tem a seguinte formatação:

  • Nivelamento: são duas disciplinas que serão cursadas por todos os alunos nos dois primeiros meses do curso, portanto, no primeiro semestre. A primeira disciplina apresenta aos discentes noções básicas de organização de micro computadores, comandos básicos de um sistema operacional e sobre o ensino a distância, superando mitos e esclarecendo dúvidas, apresentando o funcionamento do curso e a plataforma de aprendizagem. A segunda disciplina é uma revisão dos conhecimentos elementares de matemática, fundamentais para um melhor aproveitamento nas disciplinas subsequentes. Vale lembrar que nas diversas disciplinas, quando se fizer necessário, conceitos matemáticos serão recordados.
  • Semestres: o curso é dividido em oito semestres, sendo que em cada um destes semestres serão oferecidas pelo menos quatro disciplinas. É obrigatória a conclusão de todas as disciplinas previstas no projeto pedagógico, para a obtenção de certificado de conclusão de curso.

Além disso, estão previstas atividades presenciais, webconferências e videoaulas, sempre pensando no melhor aproveitamento de cada uma das disciplinas.

1. Atividades presenciais

No desenvolvimento do curso, são realizados encontros presenciais, aos sábados, previamente agendados nos Pólos, com a finalidade de mobilizar os conhecimentos adquiridos pelos estudantes em determinado período de estudos, com a possibilidade de realização de atividades diversificadas, a saber:

  • Palestras que abordem em forma de síntese os conteúdos das diferentes disciplinas ou da formação e atuação profissional do aprendiz de forma mais ampla;
  • Apresentação dos resultados das pesquisas temáticas ou por meio de comunicações orais ou de outra forma de participação;
  • Avaliações escritas, englobando todos os conteúdos de todas as áreas trabalhadas no semestre.

A carga horária dos Encontros Presenciais é de no mínimo 16 horas, estando previstos pelo menos dois encontros por semestre, com 8 horas cada. Esses momentos presenciais vão permitir, também, atividades culturais e de socialização entre aprendizes, professores e tutores.

2. Atividades a distância

O apoio e o acompanhamento ao estudante acontecem de forma direta e mais constante pela ação dos Tutores. Por meio da tutoria é possível garantir o processo de interlocução necessário ao projeto educativo, pelo fato de que cada estudante recebe retorno individualizado sobre o seu desempenho, bem como orientações e trocas de informações complementares, relativas aos conteúdos abordados.
O estudo a distância é realizado pelo estudante por meio de leituras individuais; da participação nas videoconferências; na interação em fóruns e chats; pela realização de atividades, individuais e coletivas, além do ambiente virtual de aprendizagem.
Os recursos da Internet são empregados para disseminar informações sobre o curso, abrigar funções de apoio ao estudo, proporcionar acesso ao correio eletrônico, fóruns e chats, além de trabalhos cooperativos entre os alunos. As videoconferências e as vídeo aulas também são utilizadas como ferramenta para a interlocução professor-aprendiz-tutor.
Para garantir o processo de interlocução permanente e dinâmico, a tutoria utiliza não só a rede comunicacional viabilizada pela Internet, mas também outros meios de comunicação como: telefone, fax e correio, que permitirão a todos os aprendizes, independentemente, de suas condições de acesso frequente ao Pólo, contar com apoio e informações relativas ao curso.

3. Recursos educacionais

Em se tratando deste curso a distância, os recursos educacionais se transformam em importantes canais de comunicação entre estudantes, professores, tutores a partir das diretrizes e princípios da proposta político-pedagógica do curso. Os recursos educacionais utilizados no curso de Licenciatura em Matemática a Distância da UFU são:

3.1. Material de leitura e estudo

A presente proposta concebe que o uso de textos, de autores consagrados na área, publicados em livros (impressos e online) e periódicos científicos (impressos e on-line) pode contribuir à demanda de textos básicos de estudo. Contudo, esta proposta, voltada para a formação do professor que ensina Matemática, exige uma interlocução mais próxima ao estudante, tornando necessária a produção de material específico para cada disciplina, que é feita na forma de livros pelos docentes do curso. Esse material, além do texto para o estudo da disciplina indica uma bibliografia básica de publicações - impressas e on-line, que são disponibilizadas para empréstimo na biblioteca de cada pólo – e, ainda, as orientações de estudo e atividades voltadas para a compreensão dos conteúdos estudados.

3.2. Videoconferências e videoaulas

São desenvolvidas no mínimo duas sessões de videoconferência anuais, onde os professores poderão utilizar o espaço para interação com os alunos. Caso haja necessidade tanto do professor quanto dos discentes, a ferramenta será disponibilizada em outros momentos. A possibilidade de gravação de aulas específicas em vídeos poderá servir a abertura das unidades de cada disciplina ou para o tratamento de temas complementares. O número de videoaulas é definido pelo professor da disciplina atendendo a organização particular de cada uma. As aulas em vídeo são distribuídas pelo AVA.

Objetivos:

  • Possibilitar uma visão ampla do conhecimento matemático e pedagógico, de modo que este profissional possa especializar-se posteriormente em áreas afins, como em Educação ou Educação Matemática, em Matemática, ou nas áreas de Administração Escolar;
  • Desenvolver valores como a busca constante pelo saber, o bom relacionamento pessoal e trabalhos em equipe, por meio do aprimoramento de habilidades de comunicação, organização e planejamento de suas atividades;
  • Exercer a reflexão crítica sobre sua própria prática como educador, sendo capaz de buscar e compreender novas idéias e novas tecnologias, relacionando-as ao ensino de Matemática;
  • Democratizar uma formação de qualidade para futuros professores ou docentes já atuantes;
  • Analisar criticamente materiais didáticos de Matemática (livros, softwares especializados etc) e elaborar propostas alternativas para a sala de aula;
  • Compreender aspectos históricos e sociológicos ligados à história da Matemática e como estes se relacionam ao seu ensino, integrando os vários campos da Matemática para elaborar modelos, interpretar dados e resolver problemas;
  • Conhecer bem as idéias e os conceitos matemáticos que irá desenvolver no Ensino Básico, ampliando-os em suas concepções próprias, com o estudo de conteúdos da Matemática do ensino superior, permitindo-lhe uma visão mais abrangente do que vem a ser a atividade matemática;
  • Criar adaptações metodológicas e sequências didáticas ao planejar o ensino de Matemática, considerando a análise da realidade sócio-cultural e escolar em que se insere;
  • Investigar sistematicamente progressos e dificuldades dos alunos, de sua própria prática e utilizar tal investigação como parte do processo de sua formação continuada;
  • Consolidar a formação na área da Matemática por meio do desenvolvimento de habilidades e competências tais como o raciocínio lógico, a postura crítica e a capacidade de resolver problemas, que contribuem para o professor ser um profissional capaz de atuar na Educação Básica da rede pública por meio do exercício crítico e autônomo de sua prática docente e a consequente reflexão e intervenção sobre essa prática. 
Perfil profissional: 

O curso visa oferecer a formação profissional de professores de Matemática para o Ensino Básico (Fundamental – 6º ao 9º anos – e Médio), possibilitando uma visão ampla do conhecimento matemático e pedagógico com condições para posterior especialização em áreas afins, como em Educação ou Educação Matemática, em Matemática, ou nas áreas de Administração Escolar.

O aluno terá uma sólida formação na área da Matemática por meio do desenvolvimento de habilidades e competências tais como o raciocínio lógico, a postura crítica e a capacidade de resolver problemas, que contribuem para o professor ser um profissional capaz de atuar na Educação Básica da rede pública por meio do exercício crítico e autônomo de sua prática docente e a consequente reflexão e intervenção sobre essa prática.

Habilitação: 
Licenciatura
Regime acadêmico: 
Semestral
Duração: 
8 semestres
Prazo mínimo: 
6 semestres
Prazo máximo: 
12 semestres
Horário de atendimento: 
Telegram Coordenação: https://t.me/germano_abud
Coordenador(a): Germano Abud de Rezende
+55 34 3291-5902 R:5902
Secretaria do Curso de Graduação Matemática EaD
Germano Abud de Rezende
+55 34 3291-5902 R:5902
Endereço: 
Campus Santa Mônica - Sala 1B203b
Av. João Naves de Ávila - 2121 - Bairro Santa Mônica
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